top of page

Pretende-se continuar a promover um leque variado de atividades que proporcionem às crianças e jovens a aquisição de competências pessoais e socias através de uma aprendizagem informal e criativa. A intervenção deste projeto visa, ainda, a integração escolar, social, cultural e profissional dos jovens pelo reforço das suas competências com vista à promoção de uma maior participação cívica e comunitária, reforçando o espírito de cidadania ativa e os laços de pertença à comunidade local. O Orienta.Te [Rio de Mouro] – E5G continua implementado no centro da Rinchoa/Fitares, no Agrupamento de Escolas Escultor Francisco dos Santos.

De acordo com a legislação em vigor para o ensino vocacional de música, o Conservatório de Música de Sintra tem celebrado protocolos de colaboração com algumas escolas básicas do 2.º e 3.º ciclo do concelho de Sintra, denominadas escolas de referência, por forma a permitir o acesso de alunos ao Curso Básico de Música no regime articulado.
 

Na Escola Básica Escultor Francisco dos Santos existem 5 turmas de ensino articulado (uma por cada ano letivo).
Neste regime de ensino existe uma articulação pedagógica e logística entre o Conservatório e a escola do ensino regular. O plano curricular do aluno integra as disciplinas da componente geral e da componente vocacional de música.

Miúdos Otimistas, Miúdos Saudáveis!

Desenvolve projetos de responsabilidade social e ambiental na área da educação para a saúde e ambiente, como:
- Sorrir é Bom e Dá Saúde - ações de sensibilização para a prevenção em saúde oral, promoção da escovagem
- EcoEscovinha - sensibilização para a troca regular da escova de dentes (em média de 3/3 meses) e encaminhamento para a reciclagem
- Para Passageiros de 1ªX - através do jogo e da brincadeira visa desmistificar o consultório dentário
- Bolsas de Higiene Oral e Medicina Dentária - de acordo com regulamento e decidido pelas escolas

ACES

O Programa Nacional de Saúde Escolar 2015 tem como visão “Todas as crianças e jovens têm direito à saúde e à educação e devem ter a oportunidade de frequentar uma escola que promova a saúde e o bem-estar”.

Como finalidade quer: “Contribuir para mais saúde, mais educação, mais equidade e maior participação e responsabilização de todos/as com o bem-estar e a qualidade de vida de crianças e jovens”.

“A efetiva implementação da Saúde Escolar passa por valorizar a promoção da saúde e a prevenção da doença e por assegurar os recursos humanos para responder a todos os desafios atuais, num contexto de inegável potencial para a melhoria dos estilos de vida”.

Desta forma, a Saúde Escolar destina-se a toda a comunidade educativa e desenvolve-se nos estabelecimentos de Educação e Ensino do Ministério de Educação. Deve empregar o modelo holístico da saúde para influenciar as práticas do grupo escolar, o empowerment, as escolhas, os comportamentos e o nível de participação da comunidade educativa.

Os temas prioritários a desenvolver serão saúde mental e competências socio emocionais, educação para os afetos e a sexualidade, alimentação saudável e atividade física, higiene corporal e saúde oral, hábitos de sono e repouso, educação postural, prevenção do consumo.

Desta forma incentiva e apoia os projetos de PES, colabora na localização, sinalização e encaminhamento das crianças que não cumprem a vigilância de saúde e a vacinação. Apoia as que têm necessidades especiais agilizando a referenciação entre profissionais de saúde, em articulação com a família e a escola.

Programa Nacional de Saúde Escolar, 2015 (12 de agosto)

 

Ana Paula de Jesus Antunes Gonçalves

(UCC Cruzeiro)

bottom of page