top of page

Serviços de Psicologia e Orientação

O Serviço de Psicologia e Orientação (SPO) do Agrupamento de Escolas Escultor Francisco dos Santos encontra-se em funcionamento, sendo composto por uma psicóloga - Sandra Nascimento.

Desenvolve o seu trabalho com base em atribuições e competências legais, adaptadas ao contexto escolar específico, segundo um levantamento de necessidades e de acordo com uma planificação que integra o Plano Anual de Atividades do Agrupamento.

 

O que são os Serviços de Psicologia e Orientação?

O Serviço de Psicologia e Orientação (SPO) é um serviço especializado de apoio educativo, que articula com as estruturas de orientação educativa da escola e com outros serviços locais para promover condições que assegurem a integração escolar e social dos alunos, a promoção e desenvolvimento da sua identidade pessoal e a construção do seu projeto de vida.

Atribuições

No contexto das atribuições genéricas definidas pelo Decreto-Lei 300/97 de 31 de Outubro o Serviço de Psicologia e Orientação do Agrupamento desenvolve a sua intervenção em três domínios:

  • Apoio Psicológico e Psicopedagógico (apoio dirigido a alunos, professores, pais e encarregados de educação, no contexto das atividades educativas, tendo em vista o sucesso escolar, a efectiva igualdade de oportunidades e a adequação das respostas educativas);
  • Orientação Escolar e Profissional (ações de informação escolar e profissional e de aconselhamento vocacional, apoiando o processo de tomada de decisão e de construção do projeto de vida, principalmente, dos alunos em anos terminais de ciclo, bem como promovendo a articulação da escola como o mundo das profissões e do trabalho);
  • Apoio ao Desenvolvimento do Sistema de Relações da Comunidade Educativa (colaborar, na sua área de especialidade, com outros serviços/projetos da comunidade escolar, bem como, articular a sua ação com outros serviços especializados da comunidade envolvente).

 

Autonomia Técnico-Científica

A profissional que integra o serviço dispõe de autonomia técnica e científica. A psicóloga depende do Órgão de Gestão e Administração do Agrupamento, sem prejuízo da sua autonomia técnica e científica e do respeito pela sua deontologia profissional. Os profissionais dos SPO respeitam, na sua prática, as normas éticas e deontológicas internacionais aceites para as suas funções, nomeadamente a salvaguarda da privacidade dos alunos e das suas famílias, no respeito pela sua cultura, interesses, valores e decisões.

bottom of page