Vai decorrer no dia 18 de janeiro (2ª Feira), durante a manhã, a apresentação deste livro a várias turmas do 2º ciclo.
O Projeto “Histórias da Ajudaris” é uma iniciativa pioneira e inovadora de incentivo à leitura, à escrita, à arte e de ajuda aos que mais necessitam.
Trata-se de um desafio anual lançado a escolas para criar histórias com recurso à imaginação e à criatividade.
Todo o resultado é compilado numa obra coletiva que junta contos escritos por pequenos grandes autores, protagonistas desta rede de afetos co-orientados por professores solidários em contexto de sala de aula. Os contos após seleção são pincelados por artistas solidários que dão cor e magia.
Uma criança que lê e escreve mais será certamente um adulto mais incluído!
Os fundos conseguidos com a venda dos exemplares revertem em prol dos projetos sociais em desenvolvimento direcionado a famílias e crianças em idade escolar.
Manuela Silva, Jorge Gabriel, Miguel Carvalho, Eduardo Vera Cruz Pinto, Mário Ferreira, Fernanda Freitas e Conceição Zagalo são os padrinhos solidários.
“Incentivar a imaginação através do uso da palavra estimula o pensamento e desenvolve a nossa inteligência. Sendo a cultura a experiência da humanidade, nesta cooperação com a Associação Ajudaris cabe à escola e à biblioteca provocar os jovens para, através do texto escrito, criarem e transmitirem valores e ideais que humanizam a vida e as sociedades – a justiça, a igualdade, a razão, a dignidade – e contribuem para dar sentido à nossa existência.”
Manuela Pargana Silva,Rede de Bibliotecas Escolares
Comments